STF DECIDE QUE VAREJISTAS NÃO PAGAM ICMS NAS TRANSFERÊNCIAS DE MERCADORIAS ENTRE ESTABELECIMENTOS DE OUTROS ESTADOS

Ontem à noite, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou o tema que afetará significativamente as empresas varejistas. Por 6 votos a 5, ficou estabelecido que a cobrança de ICMS na transferência de mercadorias entre estabelecimentos do mesmo contribuinte de diferentes estados será proibida a partir de 2024.

Os ministros também decidiram que os estados têm até o final do ano para regulamentar o uso dos créditos acumulados pelos contribuintes, caso contrário, os contribuintes poderão fazer transferências sem restrições ou limitações.

Esta decisão está ligada a uma decisão anterior tomada em abril de 2021, que impedia os estados de cobrar impostos nas transferências de mercadorias, beneficiando o setor, mas afetando os créditos que as empresas acumulam e usam para reduzir os pagamentos de impostos.

O STF precisou resolver o efeito colateral dessa decisão anterior, que restringiria o uso de crédito apenas ao estado de origem da mercadoria, causando desequilíbrios no fluxo de caixa das empresas.

Agora, a corte decidiu a partir de quando a decisão de derrubar a cobrança de ICMS será válida e como os créditos serão regulamentados, o que é crucial para as empresas.

Antonio S. K. G. Machado

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Notícias Recentes

Da restrição ao Juros sobre Capital Próprio na IN RFB 2.296
10 de dezembro de 2025
Decisão do STJ sobre JCP extemporâneos: saiba como reduzir IRPJ e CSLL ainda neste exercício
17 de novembro de 2025
Reforma do Imposto de Renda: Principais Mudanças e Impactos
6 de novembro de 2025
Ampliação de recursos para financiamento de P&D e reflexos do Tema 914 (CIDE-Royalties)
19 de agosto de 2025
Regularização tributária no RS: o que muda com o Acordo Gaúcho?
6 de agosto de 2025